Massagens - que tipo de massagem você conhece?

21:14:00


Quem é que nunca se viu cansado e irritado no final de um dia corrido? Situações de tensão acontecem frequentemente na vida de todos nós. Congestionamentos, problemas no trabalho, preocupações em casa, falta de tempo para fazer diversas coisas. Tudo isso e mais uma série de fatores, com certeza, deixam qualquer um estressado. Para aliviar essa tensão, nada melhor do que relaxar com uma massagem terapêutica.

Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura. Os únicos cuidados devem ser tomados com quem está em período pós-operatório, com febre, inflamação e outras doenças graves.

Para diminuir os efeitos do corre-corre, conheça alguns tipos de massagem que acabam com seu Stress e mantêm sua saúde física e mental em equilíbrio.

Shiatsu

Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. O shiatsu é importante para aliviar o stress porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções.

Reflexologia

É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar. 


Massagem Clássica Terapêutica

Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. Para aliviar o stress, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. Trabalhando essa duas massagens em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas.

Massagem relaxante

É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos ou cremes aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Esta massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-stress, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental.



Reiki

Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o stress, a sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão.



Terapia das pedras quentes

De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo.

Ayurvédica

Massagem Indiana (existe há mais de 7.000 anos), engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Veda significa ciência e ayur significa vida. Normalmente é feita no chão, com tatami.
A massagem ayurvédica também usa muitos alongamentos para aliviar dores e tensões.

Desportiva

Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, e aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicada para pessoas amadoras, profissionais ou praticantes de qualquer atividade física. Esta massagem pode variar muito dependendo do desporto praticado e a intensidade do treino.
Usa diversos alongamentos.

Do-In

Massagem japonesa que utiliza os meridianos para equilíbrio energético do corpo. Usa os pontos de acupuntura para prevenir e tratar enfermidades. Restaura e desbloqueia o fluxo de Ki, a energia segundo a medicina chinesa. É muito usada para fazer auto massagem.

Facial

Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas. Usa pontos reflexos na face para aliviar sintomas de dor ou stress.

Quiropraxia

Trabalha o sistema neuromuscular com ajuda de movimentos da estrutura esquelética. Na Europa os quiropraxistas usam as técnicas junto com a massagem para terem melhores resultados.

Tântrica

Massagem sensual para aumentar o estímulo sexual. Ativa o sistema parassimpático que acalma a pessoa e melhora a vida sexual. Muitas vezes feita com o marido e a mulher ao mesmo tempo.

Tui-Na

Massagem chinesa, significa pegar, segurar, amassar. Muitas vezes usada em conjunto com a moxabustão, ventosa e tai chi chuan. Equilibra a energia do corpo, usando os meridianos. Muito comum nas artes marciais.

Dica

Antes de se submeter a qualquer técnica, é fundamental consultar um especialista que possa identificar seus problemas e indicar o melhor tipo de massagem. Independente da indicação, a escolha deve ser sempre do paciente e não do terapeuta.


You Might Also Like

0 comentários

Nota do autor - "O conteúdo deste site serve apenas como base de informação e jamais deve ser encarado como alternativa ou substituição a uma consulta com um profissional especializado."

Instagram


Posts mais populares

Segue-me no Facebook

Pinterest