SABE A ORIGEM DA MOXABUSTÃO?

01:05:00

A moxabustão é uma técnica baseada nos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia trabalhados na Acupuntura, sendo praticada na medicina oriental tradicional. Segundo documentação existente, parece ser precedente à Acupuntura.


No tratado clássico de medicina tradicional chinesa, diz que a moxabustão (灸)nasceu no norte da china. A insuficiência económica não permitia a muitas pessoas ir ao medico, contudo, estes marcavam os pontos de acupuntura com tinta permanente para que se tratassem em casa.Inclusivamente durante a guerra em que não tinham artemisia, os soldados cauterizavam as suas dores com cigarros, daí surgiu o nome “Agulhas (針) de Fogo 火”. 

Sobre cauterização podem efectuar algumas pesquisas na net que vão encontrar algumas curiosidades.

Bastão de moxa
Voltando ao assunto em epígrafe moxa ou mogusa (termo de origem japonesa) é confecionada com as folhas secas da erva medicinal Artemisia sinensis ou Artemisia vulgaris. 

O veludo de artemísia nada mais é do que o resultado do processo de coletar a planta, separar as folhas dos talos, por para secar, e depois de secas, as folhas são esmagadas até formarem uma plumagem fina, após são peneiradas para retirar as impurezas, e está pronto o veludo de artemísia. Considera-se o melhor veludo aquele com aproximadamente sete anos, e de cor amarelada.

Conheça aqui as propriedades da Planta Artemísia Vulgaris.

Após preparada, a moxa pode ser moldada de diversas formas para sua utilização: as mais usuais são o bastão e o cone.

Cones de moxa

A moxabustão não é uma alternativa para a acupuntura, mas sim uma técnica complementar a esta, especialmente nos casos em que o Qi (energia) ou o Xue (sangue) estejam acumulados ou estagnados e não circulam adequadamente.

You Might Also Like

0 comentários

Nota do autor - "O conteúdo deste site serve apenas como base de informação e jamais deve ser encarado como alternativa ou substituição a uma consulta com um profissional especializado."

Instagram


Posts mais populares

Segue-me no Facebook

Pinterest