SABE A ORIGEM DA MOXABUSTÃO?
01:05:00
A moxabustão é uma técnica baseada nos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia trabalhados na Acupuntura, sendo praticada na medicina oriental tradicional. Segundo documentação existente, parece ser precedente à Acupuntura.
No tratado clássico de medicina tradicional chinesa, diz que a moxabustão (灸)nasceu no norte da china. A insuficiência económica não permitia a muitas pessoas ir ao medico, contudo, estes marcavam os pontos de acupuntura com tinta permanente para que se tratassem em casa.Inclusivamente durante a guerra em que não tinham artemisia, os soldados cauterizavam as suas dores com cigarros, daí surgiu o nome “Agulhas (針) de Fogo 火”.
Sobre cauterização podem efectuar algumas pesquisas na net que vão encontrar algumas curiosidades.
Bastão de moxa |
Voltando ao assunto em epígrafe moxa ou mogusa (termo de origem japonesa) é confecionada com as folhas secas da erva medicinal Artemisia sinensis ou Artemisia vulgaris.
O veludo de artemísia nada mais é do que o resultado do processo de coletar a planta, separar as folhas dos talos, por para secar, e depois de secas, as folhas são esmagadas até formarem uma plumagem fina, após são peneiradas para retirar as impurezas, e está pronto o veludo de artemísia. Considera-se o melhor veludo aquele com aproximadamente sete anos, e de cor amarelada.
Conheça aqui as propriedades da Planta Artemísia Vulgaris.
Após preparada, a moxa pode ser moldada de diversas formas para sua utilização: as mais usuais são o bastão e o cone.
Cones de moxa |
A moxabustão não é uma alternativa para a acupuntura, mas sim uma técnica complementar a esta, especialmente nos casos em que o Qi (energia) ou o Xue (sangue) estejam acumulados ou estagnados e não circulam adequadamente.
0 comentários