Cure-se com moxabustão!

08:43:00

Nesta época, são frequentes as constipações e gripes.
A moxabustão é uma terapia altamente eficaz na ajuda ao combate destas patologias. Eu uso a moxabustão indirecta − o uso de bastões de moxa semelhantes a charutos para enviar a terapia de calor sem contacto − não só é mais segura do que moxabustão directa (quando o terapueta queima uma pequena quantidade de moxa, em forma de cone, directamente na pele), mas é também um método de cura que pode aplicar a si mesmo, em casa. Passe pelo menos 5 minutos com um bastão de moxa, e pode acelerar a cura de entorses e traumatismos, resfriados e cólicas, até mesmo problemas digestivos!



De acordo com a MTC, o bloqueio do qui (ou chi) − que é a energia, ou força vital, que se move através do corpo − instiga todo o tipo de doença mental e física. Desbloquear o qui, de modo a fluir livremente, é o fundamento da cura na MTC.

Uma vez que estimula a circulação sanguínea e elimina o frio e a humidade no interior do corpo, a moxabustão promove a função óptima dos órgãos.

Para utilizar a moxa em casa é necessário algumas precauções:


Passo 1: Acenda uma das extremidades do bastão de moxa com um isqueiro ou uma vela. Pode demorar um pouco para a moxa começar a arder. Teste para ver se acendeu o bastão correctamente, segurando a extremidade acesa afastada dois a três centímetros das costas da mão. Deve sentir um calor agradável.

Passo 2: Segure a extremidade acesa dois a três centímetros acima da área que deseja tratar. Por exemplo, se tiver uma lesão no tornozelo, irá aplicar calor no tornozelo durante 5 a 10 minutos. Mova lentamente o bastão de moxa sobre a área, certificando-se de manter uma distância tão próxima quanto possível, evitando embora o contacto directo com a pele. A tolerância de cada pessoa ao calor é diferente.

Se estiver a tratar uma área maior, use o mesmo método, mas expanda mais num movimento circular. Por exemplo, se estiver a tratar os pulmões para congestionamento, gripe ou alergias, mova o bastão de moxa em círculos lentos sobre os pulmões.

Nota: Vai cair cinza, por isso verifique se tem uma toalha e um prato de cerâmica ou vidro à mão, para apanhar as cinzas e colocar o bastão de moxa, quando necessário.

Passo 3: Assim que tiver inundado em calor o padecimento específico, apague o bastão de moxa num frasco de vidro. Feche bem o frasco para que o oxigénio não entre e o bastão de moxa não possa continuar a arder. Também pode enrolar a extremidade do bastão de moxa em papel de alumínio. Ambos os métodos permitem guardar o bastão de moxa para uso futuro.

Uma palavra de advertência: Os bastões tradicionais de moxa vêm com um odor pungente (que faz lembrar a marijuana) e muito fumo. Se é sensível ao fumo, ou sofre de uma condição do tracto respiratório superior, use bastões de moxa sem fumo para reduzir o odor e a fumaça

You Might Also Like

0 comentários

Nota do autor - "O conteúdo deste site serve apenas como base de informação e jamais deve ser encarado como alternativa ou substituição a uma consulta com um profissional especializado."

Instagram


Posts mais populares

Segue-me no Facebook

Pinterest